terça-feira, 30 de março de 2010

As maiores fotos do mundo! (Gigapixel)

As maquinas digitais comerciais foram uma das melhores invenções do século XXI [é 21 anta!]. A primeira que tinha aqui em casa foi de 1.5 megapixels, se não me engano, e ainda rodava a DISQUETE, era tenso! Em pouco tempo elas evoluiram e hoje, facilmente se compra uma de 12 MP por menos da metade do preço. Na area profissional, eles ja brincavam com 12 mp a muito tempo, na realidade com muito mais que isso. em 2007 uma empresa canadense criou uma imagem com um trilhão de pixels e ocupava no seu HD um espaço de 143 GB, a “imagem” foi uma junção de 225 slides de exames de câncer de mama. Pra mim, a imagem não disse nada... talvez pra um estudante de medicina.

Após uma imagem gigante, o fotógrafo David Bergman aproveitou a posse de Barack Obama, para registrar o momento de forma grandiosa. Formada por 220 fotos que juntas totalizam 1.474 megapixels ou 1,4 Gigapixels ocupando um espaço de 2 gigabytes. A os equipamentos usados nem foram de outro mundo, foi uma câmera Canon G10 (não chega a ser uma profissional), um macbook que demorou 6 horas e meia para formatar a imagem e o segredo da historia, o robo Gigapan, que tira varias fotos na orizontal e na vertical, para que a montagem possa ser feita. Em uma olhada rápida na foto eu encontrei:


Um homem chupando dedo;
Uma mulher "tomando sol";
Um homem com 3 celulares ou coisas do tipo;
A cara "opa, fiz caquinha" de George Bush.

Aqui no Brasil, a Samsung, patrocinadora do Palmeiras, esta tirando fotos gigantes [mas nem tanto] da torcida no Palestra Italia. Ja foram 7 fotos e todas estão disponiveis no site da sansung. Clicando “AQUI” você vai para a pagina onde pode escolher o jogo e “AQUI” abrirá a primeira foto, do jogo contra a portuguesa. Foi essa que eu escolhi e acabei encontrando:

Um gordinho limpando o suvaco com o que parece ser a camisa do palmeiras;
Um senhor dando AQUELA coçadinha (procurei na foto Obama pra tentar encontrar alguem assim e não achei, aqui eu nem tinha lembrado disso, e não é que apareceu?

A pouco tempo saiu uma foto de Paris dizendo ser a maior do mundo com 26 bilhões de pixels ou 26 gigapixels, fotografando Paris em 220°. Se impressa, seu tamanho ocuparia 2 estádios de futebol. Para isso foram necessarias 2346 fotos tiradas pelos fotógrafos Arnaud Frich e Martin Loyer. Um pouco diferente das outras, essa imagem é interativa, contendo informarções dos principais pontos da cidade, como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame e o Museu do Louvre. E justamente para você que quer ficar procurando coisas esquisitas na foto, como queijo em cima de uma mesa na rua ou animais exoticos nos telhados, ela ja foi modificada para isso. Clique “AQUI” e veja a foto.


Porem no final do ano passado, ja tinha sido anunciado uma foto da cidade alemã de Dresden com os mesmos 26 bilhões de pixels. Formada por 1665 fotos de 21,4 Megapixels, ocupa um espaço de 102 GB e para ficar pronta, teve um tempo de processamento de 94 horas. Clique “AQUI” para ver a foto.

Outras fotos gigantescas:

“Machu Picchu” (1.5 gigapixel)

“Sydney à noite” (720 megapixels)

“Chicago à noite” (1 gigapixel)


Se eu tiver paciência e achar de novo, eu posto [outro dia] as fotos com as "cenas" que destaquei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 
sprintrade network sprintrade network
>